Um especialista da área de Tecnologia nos diz que o avanço tecnológico tem colaborado para melhorar a vida humana, contrariando as distopias criadas para "o futuro-contemporâneo", André Lemos - Mestre em Política de Ciência e Tecnologia. Nos saímos muito bem (afinal, as máquinas não dominaram a humanidade). Cientes de que a tecnologia é um meio para facilitar a vida, como instrumento, deve estar a nosso serviço, e não, o contrário. Sobretudo, abandonar a percepção salvadora, a tecnologia não é a resposta para todos os problemas do mundo, mas, o caminho.
quarta-feira, 21 de julho de 2021
domingo, 11 de julho de 2021
A Sociedade do espetáculo
Trecho do filme Carnaval (Leandro Neri, 2021).
“(...). Então era preciso ter outras formas de controlar as pessoas. E era de conhecimento expresso que você tinha que dominá-las controlando suas crenças e atitudes. Uma das melhores formas de se controlar as pessoas em termos de atitudes é o que o grande economista político Thorstein Veblen chamou de “fabricar consumidores”. ” (CHOMSKY, 2015).
Numa era ditada pela tecnologia as relações sociais evoluíram para a dimensão virtual criando uma (ir) realidade espetacular. No entanto, esse mundo representado não é restrito a atualidade “recente” e tecnológica, Guy Debord filósofo francês por volta do fim da década de 60 numa crítica ao capitalismo trouxe “A sociedade do espetáculo” na perspectiva do espetáculo como “relação social mediatizada por imagens”.