Essa fotografia foi tirada em último quadrimestre de aula presencial 😊, no Componente Curricular de Universidade e Contexto Planetário (Março de 2020), não fazíamos a menor ideia de que entraríamos em uma pandemia, saudosamente publico ela na minha primeira postagem nesse espaço e com esperança de que breve seguiremos com o retorno de nossos encontros regulares.
O lugar Na Universidade Federal do Sul da Bahia será dedicado a exposição de reflexões originadas nas discussões em sala de aula durante meu percurso acadêmico. Traduzindo: essas publicações serão um registro da minha caminhada na busca de esclarecimento. Espero a cada passo ir em direção a minha emancipação, como diria Imannuel Kant. Sem maior ambição, usufruir da possibilidade de questionamento das verdades estabelecidas e acessar a diversidade de conhecimentos.
Entender que não existe uma única forma de ver o mundo, apesar das hegemonias que se manifestam. Existem as pluralidades para partilhar, apreender, sobretudo, conviver com respeito. Na maioria das vezes, é necessário o estado de choque para seguir na desconstrução dos paradigmas. A amplitude de percepção. Esse processo não é simples.
Portanto, espero que esse seja um meio de compartilhar conhecimento e aproximar a academia a todos que acessarem. São percepções pessoais a partir do conhecimento de especialistas. São exercícios de escrita que se aperfeiçoam com a prática, já me desculpando pela pouca fluidez ou superficialidade - entendam como tópicos a lhe chamar para um olhar mais profundo, então, busque por si, promova o diálogo e me ajude nessa construção.
A UFSB é esse espaço que fomenta o pensamento crítico, nos desafia a não apenas existir, mas, a refletir. Para além dos discursos e da dimensão do pensamento que tomemos a nossa responsabilidade social e exerçamos a cidadania.
Nenhum comentário:
Postar um comentário