quarta-feira, 30 de junho de 2021

"Eu" sou sociedade

 Fonte: Autor desconhecido

"Que tipo de formação é esse, esta “sociedade” que compomos em conjunto, que não foi pretendida ou planejada por nenhum de nós, nem tampouco por todos nós juntos?" (NOBERT, 1994).

 

As relações entre a sociedade e o indivíduo ou vice-versa são complexas. Esse é o pensamento inicial de Nobert em sua reflexão que foi gerida por cerca de 50 anos. Você está certo de que realmente compreende o conceito de sociedade? E os sentidos dessas relações? Nobert afirma que não.

quinta-feira, 10 de junho de 2021

Divagando sobre a contemporaneidade

 Fonte: Wikimedia commons

"Se a humanidade quer ter um futuro reconhecível, não pode ser pelo prolongamento do passado ou do presente. Se tentarmos construir o terceiro milênio nessa base, vamos fracassar."(HOBSBAWN,1995).


A realidade que se apresenta como pronta e definitiva está em processo. A atualidade não se deu ao acaso. É a expressão de fatos passados, de relações de dominação, de racionalidades universalistas, das guerras, das evoluções científicas e tecnológicas, dos movimentos políticos e sociais, etc. E ainda que observemos a história e possamos determinar períodos finalizados, no fim das contas é um processo contínuo interdependente. Guiados pelas perspectivas de historiadores, sociólogos, filósofos, pesquisadores sociais abriremos um espaço para expressar algumas temáticas emergentes na contemporaneidade.

Apresentação

 

Essa fotografia foi tirada em último quadrimestre de aula presencial 😊, no Componente Curricular de Universidade e Contexto Planetário (Março de 2020), não fazíamos a menor ideia de que entraríamos em uma pandemia, saudosamente publico ela na minha primeira postagem nesse espaço e com esperança de que breve seguiremos com o retorno de nossos encontros regulares

Essa fotografia foi tirada em último quadrimestre de aula presencial 😊, no Componente Curricular de Universidade e Contexto Planetário (Março de 2020), não fazíamos a menor ideia de que entraríamos em uma pandemia, saudosamente publico ela na minha primeira postagem nesse espaço e com esperança de que breve seguiremos com o retorno de nossos encontros regulares.


O lugar Na Universidade Federal do Sul da Bahia será dedicado a exposição de reflexões originadas nas discussões em sala de aula durante meu percurso acadêmico. Traduzindo: essas publicações serão um registro da minha caminhada na busca de esclarecimento. Espero a cada passo ir em direção a minha emancipação, como diria Imannuel Kant. Sem maior ambição, usufruir da possibilidade de questionamento das verdades estabelecidas e acessar a diversidade de conhecimentos.

quarta-feira, 2 de junho de 2021

Permita-se ser mal vista, mal falada, mal avaliada!


Permita que se enganem a seu respeito, que dêem risadinhas pelas costas!
Permita que julguem, que cochichem, que acreditem saber quem você é!
Permita que te "olhem torto”, que se afastem, que te excluam, que te rejeitem!
Deixe sua reputação cair por terra, enfrente seu maior pesadelo!
E veja que SIM, ela acaba em morte!
Morte desta que era escrava “dos outros”. 
E então viva, viva livre, sem medo. 
Porque a “outra” não tem mais poder sobre você.“

Nina Zobarzo